O Indicador Técnico SAR Parabólico foi desenvolvido para analisar as tendências de mercado. O indicador é construído sobre o gráfico de preços. Este indicador é semelhante a Média Móvel, com a única diferença de que SAR Parabólico se move com maior aceleração, e pode mudar a sua posição em relação ao preço. O indicador está abaixo dos preços em um mercado crescente, e está acima dos preços quando o mercado está decrescente.

Se o preço cruza as linhas do SAR Parabólico, o indicador muda, e os seus próximos valores estarão situados no outro lado do preço. Se tal mudança no indicador não ocorrer, o preço máximo ou mínimo do período anterior pode servir como ponto de partida. Quando o indicador muda, ele dá um sinal de final de tendência (fase de correção, ou plano), ou da sua mudança.

O SAR Parabólico é um indicador excelente para fornecer pontos de saída. Posições de compra devem ser fechadas quando o preço cai abaixo da linha SAR, e posições de venda devem ser fechadas quando o preço sobe acima da linha SAR. Isso significa que deve-se acompanhar o movimento do SAR Parabólico, e manter as posições abertas apenas na direção desse movimento. É frequentemente o caso em que o indicador serve como uma linha de trailing stop.

Se a posição de compra é aberta (ou seja, o preço está acima da linha SAR), a linha do SAR Parabólico vai subir, independentemente de qual direção tomar os preços. O comprimento do movimento da linha SAR depende da escala do movimento dos preços.

Parabolic SAR

Cálculo

Para posições de compra:

SAR (i) = SAR (i – 1) + ACCELERATION * (MÁXIMA (i – 1) – SAR (i – 1))

Para posições de venda:

SAR (i) = SAR (i – 1) + ACCELERATION * (MÍNIMA (i – 1) – SAR (i – 1))

Onde:

SAR (i – 1) – valor do SAR Parabólico na barra anterior;
ACCELERATION – fator de aceleração;
MÁXIMA (i – 1) – preço máximo no período anterior;
MÍNIMA (i – 1) – preço mínimo no período anterior.

O valor do indicador aumenta se o preço da barra de atual é maior do que o anterior crescente, e vice-versa. O fator de aceleração (ACCELERATION) vai dobrar ao mesmo tempo, o que faz com que o SAR Parabólico e o preço a se unam. Em outras palavras, quanto mais rápido o preço cresce ou cai, mais rápido o indicador se aproxima do preço.

Fonte: MetaTrader5