O Indicador Técnico Índice de Força Relativa (RSI) é um oscilador que acompanha preços e que varia entre 0 e 100. Introduzindo o Índice de Força Relativa, У. Quando Wilder introduziu o Índice de Força Relativa, ele recomendou o uso de uma RSI com período 14. Desde então, os períodos 9 e 25 do Índice de Força Relativa também ganharam popularidade. Um dos métodos de análise mais comuns do indicador Índice de Força Relativa consiste na pesquisa de divergências, durante as quais o preço registra um novo máximo, mas o RSI não ultrapassa o nível do seu máximo anterior. Esta divergência é uma indicação de uma reversão iminente. Quando o Índice de Força Relativa muda e cai abaixo de seu mínimo mais recente, é dito que houve uma “balanço de falha“. A balanço de falha é considerada uma confirmação da reversão iminente.

Os seguintes sinais do Índice de Força Relativa são usados ​​na análise gráfica:

  • Picos e bases
    Os picos do Índice de Força Relativa formam-se, habitualmente, acima de 70, e as bases, abaixo de 30, sendo que, geralmente, eles precedem a formação de picos e bases no gráfico de preços.
  • Modelos gráficos
    O Índice de Força Relativa forma, frequentemente, modelos gráficos, tais como cabeça e ombros ou triângulos que podem ou não ser visíveis.
  • balanço de falha (mudança dos níveis de apoio e resistência)
    Acontece quando o Índice de Força Relativa ultrapassa um máximo anterior (pico) ou cai abaixo de um mínimo anterior (depressão).
  • Níveis de apoio e resistência
    No gráfico do indicador Índice de Força Relativa, os níveis de suporte e resistência aparecem até de forma mais clara do que no gráfico de preços.
  • Divergências
    Como já foi descrito acima, as divergências surgem quando o preço atinge um novo máximo (ou mínimo), mas ele não é confirmado por um novo máximo (ou mínimo) no gráfico do RSI. Além disso, habitualmente, ocorrem correções de preços na direção do movimento do indicador Índice de Força Relativa.

Relative Strength Index

Cálculo

Esta é a principal fórmula de cálculo do Índice de Força Relativa:

RSI = 100 – (100 / (1 + U / D))

Onde:

U – valor médio de mudanças positivas dos preços;
D – valor médio de mudanças negativas dos preços.

Fonte: MetaTrader5