O Indicador Técnico Índice de fluxo de dinheiro (MFI) indica a velocidade em que o dinheiro é investido em ativos, e em seguida, retirado do mesmo. A construção e a interpretação do indicador é semelhante ao Índice de Força Relativa com a única diferença de que o volume é importante para o MFI.

Ao analisar o Índice de fluxo de dinheiro é preciso levar em consideração os seguintes pontos:

  • divergências entre o indicador e o movimento de preços. Se os preços crescem enquanto MFI cai (ou vice-versa), há uma grande probabilidade de uma virada de preços;
  • o valor do Índice de fluxo de dinheiro, que está a mais de 80 ou menos de 20, sinaliza um potencial pico ou fundo do mercado.

Índice de fluxo de dinheiro

Cálculo

O cálculo do Índice de fluxo de dinheiro inclui várias etapas. Primeiramente se define o preço típico (TP) do período em questão:

TP = (MÁXIMA + MÍNIMA + FECHAMENTO) / 3

Em seguida, calcula-se a quantidade do fluxo de dinheiro (MF):

MF = TP * VOLUME

Se o preço típico de hoje é maior do que o TP de ontem, o fluxo de dinheiro é considerado positivo. Se o preço típico de hoje é menor do que o de ontem, o fluxo de dinheiro é considerado negativo.

POSITIVE MONEY FLOW é a soma de fluxos monetários positivos, em um período de tempo selecionado. NEGATIVE MONEY FLOW é a soma de fluxos monetários negativos, em um período de tempo selecionado.

Em seguida, calcula-se a proporção de dinheiro (MR) dividindo-se a positive fluxo de dinheiro pelo negative fluxo de dinheiro:

MR = POSITIVE MONEY FLOW / NEGATIVE MONEY FLOW

E finalmente, calcula-se o índice de fluxo de dinheiro usando a proporção de dinheiro:

MFI = 100 – (100 / (1 + MR)

Onde:

MÁXIMA – preço máximo da barra atual;
MÍNIMA – preço mínimo da barra atual;
FECHAMENTO – preço de fechamento da barra atual;
VOLUME – volume da barra atual.

Fonte: MetaTrader5