O Indicador Técnico Índice de facilitação de mercado (BW IFM) é o indicador que mostra a mudança de preço em um tick. Valores absolutos do indicador não significam nada mais do que valores, pois apenas as mudanças do indicador possuem sentido. Bill Williams enfatiza o intercâmbio entre MFI e volume:

  • Índice de facilitação de mercado e volume aumentam – o que aponta para que: a) o número de participantes que entram no mercado aumenta (aumento de volume) b) os novos participantes abriram posições na direção do desenvolvimento da barra, ou seja, o movimento já começou e pega velocidade.
  • Índice de facilitação de mercado e volume caem. Isso significa que os participantes do mercado não estão mais interessados.
  • Índice de facilitação de mercado aumenta, mas volume cai. É mais provável que o mercado não seja compatível com o volume de comerciantes, e o preço está mudando devido às especulações dos operadores de pregão (corretores e concessionários).
  • Índice de facilitação de mercado cai, mas volume aumenta. Há um conflito entre o mercado em alta e em baixa, caracterizado por um grande volume de venda e compra, mas o preço não mudará significativamente desde que as forças do mercado estejam iguais. Uma das partes do conflito (compradores contra vendedores) acabará por vencer a batalha. Normalmente, a ruptura de tal situação permite saber se haverá a continuação da tendência ou não. Bill Williams chama isso de “reverência“.

Índice de facilitação de mercado

Cálculo

Para calcular o Índice de facilitação de mercado, você precisa subtrair o menor do maior preço da barra, e dividir pelo volume.

BW MFI = (MÁXIMA – MÍNIMA) / VOLUME

Onde:

MÁXIMA – preço máximo da barra atual;
MÍNIMA – preço mínimo da barra atual;
VOLUME – volume da barra atual.

Fonte: MetaTrader5