O Indicador Técnico Faixa percentual de Williams, %R é um indicador dinâmico que determina o estado de sobrecompra/sobrevenda. O Faixa percentual de Williams é muito parecido com o indicador técnico Oscilador Estocástico. A única diferença é que o %R tem uma escala invertida e o Oscilador Estocástico constrói-se usando uma suavização interna.

Valores do indicador que variam entre -80% e -100% indicam que o mercado está em sobrevenda. Valores dos indicadores que variam entre -0% e -20% indicam que o mercado está em sobrecompra. Para mostrar o indicador neste modo invertido, coloque um símbolo de menos antes dos valores do Faixa percentual de Williams (por exemplo, -30%). Deve-se ignorar o sinal de subtração ao realizar a análise.

Tal como acontece com todos os indicadores de sobrecompra/sobrevenda, o melhor é esperar que o preço mude de direção antes de colocar suas negociações. Por exemplo, se um indicador de sobrecompra/sobrevenda está mostrando uma condição de sobrecompra, é prudente esperar o preço da ação cair antes de vender o ativo.

Um fenômeno interessante do indicador Faixa percentual de Williams é a sua incrível capacidade de antecipar uma inversão no preço da ação. O indicador quase sempre forma um pico e cai poucos dias antes da ação formar um pico e cair. Da mesma forma, o Faixa percentual de Williams geralmente cria uma depressão e sobe alguns dias antes do preço da ação subir.

Williams' Percent Range

Cálculo

A fórmula de cálculo do indicador Faixa percentual de Williams é muito semelhante à formula do Oscilador Estocástico:

%R = -(MÁXIMA (MÁXIMA (i – n)) – FECHAMENTO (i)) / (MÁXIMA (MÁXIMA (i – n)) – MIN (MÍNIMA (i – n))) * 100

Onde:

FECHAMENTO (i) – preço de fechamento de hoje;
MAX (MÁXIMA (i – n)) – o máximo mais alto para períodos n anteriores;
MIN (MÍNIMA (i – n)) – o mínimo mais baixo para períodos n anteriores.

Fonte: MetaTrader5