Crossover duplos com Médias Móveis

Duas médias móveis podem ser usadas juntas para gerar sinais de cruzamento. Em Análise Técnica dos Mercados Financeiros, John Murphy chama isso de “método double crossover”. Cruzamentos duplos envolvem uma média móvel relativamente curta e uma média móvel relativamente longa. Como acontece com todas as médias móveis, a duração geral da média móvel define o período de tempo do sistema. Um sistema que usa uma MME de 5 dias e uma MME de 35 dias seria considerado de curto prazo. Um sistema que usa um SMA de 50 dias e um SMA de 200 dias seria considerado de médio prazo, talvez até mesmo de longo prazo.

Um cruzamento de alta ocorre quando a média móvel mais curta cruza acima da média móvel mais longa. Isso também é conhecido como uma cruz dourada. Um cruzamento de baixa ocorre quando a média móvel mais curta cruza abaixo da média móvel mais longa. Isso é conhecido como uma cruz morta.

Os crossovers de média móvel produzem sinais relativamente tardios. Afinal, o sistema emprega dois indicadores defasados. Quanto mais longos forem os períodos de média móvel, maior será o atraso nos sinais. Esses sinais funcionam muito bem quando uma boa tendência se estabelece. No entanto, um sistema de cruzamento de média móvel produzirá muitasserras de chicote na ausência de uma tendência forte.

Também existe um método de crossover triplo que envolve três médias móveis. Novamente, um sinal é gerado quando a média móvel mais curta cruza as duas médias móveis mais longas. Um sistema simples de crossover triplo pode envolver médias móveis de 5 dias, 10 dias e 20 dias.

Fonte: Stock Charts